Marepe

  • Santo Antônio de Jesus, Bahia, 1970; vive em Santo Antônio de Jesus

    Santo Antônio de Jesus, Bahia, 1970; lives in Santo Antônio de Jesus 
     

    A obra de Marepe reinventa temas universais e práticas contemporâneas a partir de suas próprias vivências, relacionadas com o cotidiano e com tradições populares do Recôncavo Baiano, região brasileira de longa ocupação colonial, onde nasceu e vive. Ao apropriar-se de objetos e elementos do cotidiano, convertendo-os em obras de arte, num gesto que remete a Marcel Duchamp, Marepe situa conceitualmente seu trabalho entre o utilitário e o poético. O artista refere-se às suas esculturas como nécessaire, destacando as origens sociais de seus materiais e sua importância para a economia familiar e de subsistência do Brasil rural. 

    A utilidade associada a esses materiais e a simbologia do mundo tradicional a que pertencem reforçam, justamente, o poder que o local exerce sobre os múltiplos sinais e as manifestações da cultura global. Olê ô Picolê (2007) estabelece uma relação direta com o uso da colagem na arte do século XX, mostrando uma composição visual dinâmica formada por embalagens coloridas de picolés presas diretamente na tela. O título da obra é inspirado no pregão entoado pelos vendedores ambulantes, revelando o posicionamento do artista em relação ao valor do trabalho informal na sociedade brasileira. Cabra (2007), uma escultura de madeira de linhas simples, faz alusão aos móveis pé-palito e à produção restrita e quase artesanal do mobiliário residencial modernista dos anos 1950 e 1960 no Brasil. Seu tamanho desproporcional pode ser visto como uma exaltação à importância social e econômica da espécie no Nordeste.

     

    Marepe’s work reinvents universal themes and contemporary practices based on his own experiences with the day-to-day life and popular traditions of the Recôncavo Baiano, a region of Brazil with a history of colonial occupation, where he was born and lives. By appropriating everyday objects and elements, converting them into works of art in a gesture that recalls that of Marcel Duchamp, Marepe conceptually situates his work between the utilitarian and the poetic. The artist refers to his sculptures as nécessaire, highlighting the social origins of his materials and their importance to the economy of the household and a subsistence way of life in rural Brazil.

     

    The utility associated to these materials and the symbology of the traditional world they are part of reinforce the power that the locale exercises on the multiple signs and manifestations of global culture. Olê ô Picolê [Hooray, look at the Popsicle, 2007] establishes a direct relation with the use of collage in 20th-century art, showing a dynamic visual composition made up of colorful popsicle wrappers attached directly to the canvas. The work’s title is inspired by the calls of the street vendors, revealing the artist’s positioning in relation to the value of informal jobs in Brazilian society. Cabra [Goat, 2007], a figurative sculpture made of wood, alludes to furniture made with stick legs and to the restricted and nearly artisanal production of modernist residential furniture in Brazil during the 1950s and 1960s. Its disproportional size can be seen as an homage to the social and economic importance of the animal in the Brazilian Northeast.

     

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